quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

São Mateus - XISTO - Petrobas SIX

O BRASIL TEM UM DOS MAIORES VOLUMES MUNDIAIS DE XISTO: RESERVAS DE 1,9 BILHÃO DE BARRIS DE ÓLEO 25MILHÕES DE TONELADAS DE GÁS LIQUEFEITO E 68 BILHÕES DE METROS CÚBICOS DE GÁS COMBUSTÍVEL E 48 MILHÕES DE TONELADAS DE ENXOFRE SÓ NA FORMAÇÃO IRATI.
COM A CRIAÇÃO DA PETROBAS EM 1953, O ACERVO CIXB (COMISSÃO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO XISTO BETUMINOSO) FOI INCORPORADO À COMPANHIA E EM 1957/1958, OS TÉCNICOS DA PETROBAS DESENVOLVERAM UM NOVO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO XISTO QUE RECEBEU O NOME DE PETROSIX. HOJE, ESSE PROCESSO É RECONHECIDO MUNDIALMENTE COM O MAIS AVANÇADO NO APROVEITAMENTO INDUSTRIAL DO MINÉRIO.







CAÇAMBAS QUE ERAM UTILIZADAS PARA CARREGAR O XISTO BRUTO (HOJE NÃO MAIS UTILIZADAS)

















A PETROBAS CONCENTRA SUAS OPERAÇÕES NA JAZIDA DE SÃO MATEUS DO SUL, ONDE O MINÉRIO É ENCONTRADO EM DUAS CAMADAS: A CAMADA SUPERIOR DE XISTO COM 6,4 METROS E TEOR DE ÓLEO DE 6,4% E A CAMADA INFERIOR COM 3,2 METROS DE ESPESSURA E TEOR DE ÓLEO DE 9,1%





























ÁREAS DE RECUPERAÇÃO DA MATA E FLORA ( ANTIGAS ÁREAS DE EXTRAÇÃO DO XISTO - RECUPERADA







ALUNOS COM A BIÓLOGA CÁSSIA QUE NOS ORIENTOU NA VISITA, ESCLARECENDO OS PROCESSOS DA EMPRESA, E ESCLARECENDO SOBRE O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DAS ÁREAS DE EXTRAÇÃO DO XISTO



TURMA QUE PARTICIPOU DA VIAGEM 1ª SERIES DO ENSINO MÉDIO COM AS PROFESSORA FERNANDA LOIKA (BIOLOGIA) E CLAUDETE CEMBRANEL (GEOGRAFIA)














































Nenhum comentário:

Postar um comentário